
Sustentabilidade na WEICON

Produtos químicos e sustentabilidade - será que isso é possível?
A nossa empresa familiar, que opera a nível internacional, produz produtos químicos há mais de 70 anos. Mantemos as indústrias mundiais a funcionar com os nossos adesivos e vedantes, que são utilizados na produção, reparação, manutenção e assistência técnica. Mas, inevitavelmente e com razão, surge a questão: será que nós, enquanto empresa química, podemos atuar de forma sustentável?
A nossa resposta a esta questão é definitivamente sim. Atualmente, todas as empresas têm a responsabilidade de abordar a questão da sustentabilidade em profundidade. E cada empresa pode tomar medidas dentro das suas possibilidades para permitir que as gerações futuras tenham um futuro que valha a pena viver.
Nesta página explicamos como lidamos com o tema da sustentabilidade na WEICON. Revelamos quais as pequenas e grandes medidas que tomámos para viver de uma forma sensata hoje em dia e como iniciamos novos desenvolvimentos para ajudar a moldar um futuro cheio de esperança.


„Qualquer empresa que, nos dias de hoje, ainda acredite que a questão da sustentabilidade não lhe diz respeito, não compreendeu o que está em causa.“
ANN-KATRIN WEIDLING, DIRECTORA-GERAL DA WEICON
O que fazemos

Poupar e reduzir o CO2

Utilizar a energia de forma responsável

Cartão em vez de plástico

Aluguer de bicicletas e mobilidade eléctrica

Série de ferramentas sustentáveis

Digitalização em vez de pilhas de papel

Recolha de água da chuva

Mesmo os pequenos passos fazem a diferença

Dizer adeus ao material publicitário
Empresa Ökoprofit


Sustentabilidade: uma visão holística
Relatório de Sustentabilidade WE Care
Temos o prazer de apresentar o nosso Relatório de Sustentabilidade 2024.

A dimensão social
A sustentabilidade envolve muito mais do que a implementação de objectivos ambientais. As considerações sociais (para além das ambientais e económicas) são um dos três pilares. Desde 2017 que apoiamos instituições de caridade em todo o mundo, incluindo organizações que lutam pelo ambiente e pelo bem-estar das pessoas e dos animais. Os nossos funcionários decidem quais as organizações a apoiar com os nossos donativos.

O que é que o futuro nos reserva
A ação sustentável não é um item de uma lista de tarefas que se pode riscar num determinado momento. A ação sustentável é um processo sem fim.
Sabemos que não somos perfeitos. Ainda há muitos desafios que temos de enfrentar para criar uma empresa ainda mais “verde”.
Não podemos fazer milagres e transformar cola em rebuçados, mas estamos constantemente a rever a implementação de várias questões e processos de sustentabilidade. Por exemplo, estamos atualmente a analisar novas medidas de eficiência energética nos edifícios existentes. Isto inclui a utilização de novas tecnologias em termos de iluminação, ar condicionado, aquecimento, etc. ou a expansão dos nossos sistemas fotovoltaicos.
A sustentabilidade e a gestão ambiental são complexas e demoradas. É por isso que a WEICON tem um colega, Henning Voß, que, como membro da nossa equipa de gestão EHSC (Environment + Health + Safety + Compliance), é responsável por este tópico.


„Mesmo sendo uma empresa química, podemos fazer muito para garantir a sustentabilidade. Juntamente com colegas e profissionais externos, avalio regularmente o que podemos fazer da melhor forma possível.“
HENNING VOß, DIRECTOR DE GESTÃO DA EHSC NA WEICON
A-Z da sustentabilidade
Anfangen (início)
Começar! É possível fazer algo de errado no que diz respeito à proteção do clima? Por medo de serem acusadas de “greenwashing”, algumas empresas parecem paralisadas e permanecem hesitantes em relação às medidas de sustentabilidade, apesar das boas intenções. Mas se não fizer nada por medo de fazer algo errado, está definitivamente a fazer algo errado!
Bilanzieren (Balance)
O nosso consumo (como o consumo de energia ou de combustível) é convertido em equivalente de CO2 através de factores de emissão. Este valor é o resultado do balanço de emissões no qual se baseia a nossa estratégia de proteção climática. Uma tonelada de metano, por exemplo, representa 25 toneladas de CO2 equivalente.

Corporate Carbon Footprint (Pegada de carbono da empresa)
Em conjunto com a Fokus Zukunft GmbH & Co. KG, medimos a nossa pegada de carbono empresarial na Alemanha em 2022 com base no Protocolo de Gases com Efeito de Estufa. A pegada de carbono está dividida em Âmbito 1, 2 e 3. O âmbito 1 inclui todas as emissões auto-geradas (por exemplo, emissões geradas pela combustão nas próprias instalações). O âmbito 2 inclui as emissões associadas à energia adquirida (por exemplo, eletricidade). O âmbito 3 inclui as emissões de serviços prestados por terceiros e serviços preliminares adquiridos (por exemplo, viagens de negócios, consumo de papel, etc.). Tentámos calcular a nossa pegada de carbono na Alemanha da forma mais abrangente possível - no entanto, as emissões do âmbito 3 só podem ser parcialmente contabilizadas, uma vez que nem todos os processos ao longo de toda a cadeia de valor são do nosso conhecimento ou podem ser influenciados por nós.
Chemie (Produtos químicos)
Muitos dos nossos produtos baseiam-se em substâncias químicas que lhes conferem as suas propriedades específicas, tais como uma elevada força adesiva ou uma resistência especialmente elevada às intempéries. Prestamos muita atenção aos inúmeros requisitos legais para os nossos produtos e analisamo-los e avaliamo-los de acordo com os nossos próprios padrões rigorosos - também no que diz respeito à compatibilidade ambiental.
Digitalisierung (Digitalização)
Muitas empresas já perceberam que a digitalização dos processos pode reduzir significativamente as emissões de CO2 em muitas áreas. Já tomámos várias medidas para digitalizar os nossos processos. Por exemplo, tornámos o nosso arquivo de facturas ou a administração de pessoal sem papel. Também digitalizámos processos no armazém e no processo de expedição e substituímos muitos eventos presenciais por reuniões digitais.

Employer Branding (Imagem de marca do empregador)
Reduzir voluntariamente as emissões e compensar as emissões inevitáveis aumenta a consciencialização dos nossos funcionários, fornecedores e clientes para a forma como utilizamos os recursos. Posicionarmo-nos como um empregador sustentável é uma parte integrante da nossa estratégia de employer branding.

Fahrrad (Bicicleta)
Graças à nossa oferta de aluguer de bicicletas, os nossos colaboradores podem deslocar-se para o trabalho sem poluição. É claro que os colegas que vivem longe continuam a depender do seu carro, mas muitas pessoas de Münster chegam de bicicleta - como convém à nossa cidade amiga das bicicletas.

Ganzheitlich (holística)
Aqueles que levam a sério a luta contra as alterações climáticas não se limitam a compensar o CO2 através de certificados climáticos. Apenas as empresas que adoptam uma visão holística dos três principais pilares da neutralidade de carbono - ou seja, poupar, reduzir e compensar o CO2 - conseguem mais do que a mera limitação de danos.

Homeoffice (remote work)
Trabalhar a partir de casa faz com que muitos dos nossos funcionários não tenham de se deslocar para o trabalho de carro, reduzindo assim os encargos para o ambiente e, adicionalmente, para a carteira.
Internationaler Klimaschutz (International climate protection)
As alterações climáticas são globais, pelo que não importa em que parte do mundo o CO2 é compensado. O Protocolo de Quioto, que é vinculativo ao abrigo do direito internacional, estipula que os projectos de proteção do clima que evitem ou armazenem emissões de gases com efeito de estufa devem ser localizados onde forem mais económicos. Por conseguinte, muitos projectos são realizados em países emergentes e em desenvolvimento, onde também se pretende que contribuam para melhorar a situação económica, social e ambiental.
Junges Team (equipa jovem)
Muitos jovens trabalham na WEICON. A média de idades na nossa sede na Alemanha é de 37 anos. Não é segredo que a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente para as gerações mais jovens, e muitas vezes desempenha um papel na escolha do empregador. Mais uma razão para uma empresa abordar esta questão.
Klimaschutzzertifikate (Certificados de proteção climática)
Adquirimos créditos de carbono certificados para a nossa sede em Münster para os anos 2022 e 2023. Além disso, iremos proceder a recertificações regulares no futuro e continuar a promover a proteção do clima, reduzindo e evitando as emissões de CO2.
Kommunikation (comunicação)
Fazer o bem e falar sobre isso. Muitas empresas não se atrevem a falar abertamente sobre as suas medidas de sustentabilidade por receio de acusações de greenwashing. Mas uma comunicação honesta e transparente pode ajudar a inspirar outras empresas e incentivá-las a tomar medidas.
Langfristig (Longo prazo)
Através de medidas adicionais de redução e prevenção de CO2, queremos mostrar que estamos a dar um contributo sério e a longo prazo para a proteção do clima e para um mundo em que valha a pena viver amanhã.
Messen (feiras comerciais)
Reduzimos a nossa participação em feiras comerciais, poupando assim muitos voos, noites em hotéis e quilómetros percorridos de carro. Atualmente, reduzimos a nossa presença em feiras nacionais às quatro ou cinco mais importantes.
Nachhaltigkeitsziele der Vereinten Nationen (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas)
As Nações Unidas estabeleceram 17 objectivos de desenvolvimento sustentável. Os objectivos têm em conta os três pilares da sustentabilidade (ambiental, económico e social) e incluem a luta contra as alterações climáticas.

Apoiamos os seguintes três objectivos de sustentabilidade com o nosso projeto de compensação na Turquia:

ÖPNV (transportes públicos)
Apesar da nossa localização numa zona industrial, estamos diretamente ligados ao sistema de transportes públicos através de uma paragem de autocarro próxima. Em várias associações industriais, defendemos repetidamente, por exemplo, que a frequência dos autocarros seja aumentada para tornar os transportes públicos ainda mais atractivos.
People – Planet – Profit (Pessoas - Planeta - Lucro)
Estes termos referem-se aos três pilares da sustentabilidade. Com estes três pilares, igualmente importantes, as empresas podem definir orientações para uma ação sustentável. O objetivo é assegurar e melhorar o desempenho ambiental, económico e social das sociedades.
Quality (Qualidade)
Damos a maior importância à qualidade. Isto significa que prestamos atenção tanto aos materiais de alta qualidade como à utilidade dos nossos produtos. Não incluímos na nossa gama de produtos produtos que sejam especialmente nocivos para o ambiente nem produtos que não ofereçam qualquer vantagem técnica adicional.
Reduzieren (Reduzir)
Estamos a reduzir o nosso impacto de CO2 em muitas áreas ao longo da cadeia de valor. As nossas medidas específicas de redução de CO2 são explicadas nesta página.
Spenden (donativos)
Desde 2017 que apoiamos organizações de solidariedade social em todo o mundo. Entre elas, contam-se associações que lutam pelo ambiente e pelo bem-estar das pessoas e dos animais. Os nossos colaboradores decidem quais as organizações a apoiar com os nossos donativos.
Treibstoff (combustível)
A nossa frota de veículos necessita de uma grande quantidade de gasolina e gasóleo. É por isso que estamos a converter gradualmente a nossa frota de veículos na Alemanha para motores regenerativos.

Umverpackungen (reembalagem)
Banimos as embalagens de plástico da nossa gama de ferramentas no início de 2020. Desde então, embalamos as nossas WEICON TOOLS em caixas de cartão recicláveis, poupando assim cerca de seis toneladas de plástico por ano.
Unternehmenswerte (Valores empresariais)
Enquanto empresa, temos determinados valores que orientam as nossas acções quotidianas. Para além do respeito, da abertura, da solidariedade, da comunicação e da fiabilidade, contamos também com a responsabilidade e a sustentabilidade entre os nossos valores empresariais. Uma ação responsável e sustentável é muito importante para nós, e é por isso que continuamos a centrar as nossas acções na sustentabilidade, para além das medidas que tomámos até agora.
Vermeiden (poupança)
A poupança de CO2 deve fazer parte de qualquer estratégia de sustentabilidade. Porque mesmo que compensemos uma tonelada de CO2 noutro lugar do mundo, continua a ser uma tonelada de CO2. É por isso que examinamos e avaliamos regularmente os processos existentes na nossa empresa para descobrir se podem ser ainda mais optimizados em termos de sustentabilidade.
Work-Life-Balance (Equilíbrio entre vida profissional e pessoal)
Para nós, a sustentabilidade também significa prestar conscientemente atenção às pessoas (recursos humanos), a começar pelas pessoas da nossa empresa. Por exemplo, asseguramos que os nossos colaboradores beneficiam de um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada.
X-, Y- und Z-Generation (Geração X, Y e Z)
Quando a WEICON foi fundada em 1947, as questões ambientais desempenhavam um papel secundário para muitas empresas. Nós não éramos exceção nesse aspeto. Mas para as gerações seguintes Y e Z, o tema da sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância - também na WEICON. Sendo ela própria uma millennial, a Diretora-Geral Ann-Katrin Weidling representa a quarta geração da nossa empresa familiar. É extremamente importante para ela que a WEICON dê o seu próprio contributo significativo para a proteção do clima.
Ziele (objectivos)
A ação sustentável não é um item de uma lista de tarefas que se pode riscar num determinado momento, mas sim um processo contínuo. Nunca deixamos de estabelecer novos objectivos para reduzir as nossas emissões de CO2 sempre que possível.