

O que são lubrificantes?

Antes de mais, os lubrificantes protegem contra o desgaste. O desgaste é causado pelo movimento permanente de duas peças uma contra a outra e pela fricção envolvida. Como resultado, as superfícies desgastam-se, o que leva a uma perda de material. Além disso, as tensões químicas e térmicas também podem causar desgaste. Por conseguinte, os lubrificantes são auxiliares indispensáveis em muitas indústrias e são utilizados para um grande número de componentes e máquinas. Os lubrificantes podem ser divididos em diferentes tipos de óleos lubrificantes, massas lubrificantes, pastas lubrificantes e lubrificantes secos.
Os lubrificantes são utilizados para criar uma camada de separação e, assim, reduzir o atrito entre dois componentes que se movem um contra o outro. Apoiam a transmissão de energia, asseguram um fornecimento suficiente de calor ou arrefecimento, amortecem as vibrações e são capazes de vedar sistemas e proteger contra a corrosão.
Após algum tempo, os lubrificantes desgastam-se e precisam de ser reaplicados em intervalos regulares. Os manuais dos fabricantes de máquinas fornecem informações sobre os intervalos em que a relubrificação é necessária. O funcionamento das máquinas durante longos períodos de tempo com lubrificante usado pode causar danos e até avarias nas máquinas.
Geralmente, a escolha do lubrificante correto depende dos requisitos individuais e, em particular, da construção da máquina e do seu campo de aplicação e modo de funcionamento. A base dos lubrificantes fornece informações sobre as suas características básicas e a sua miscibilidade.
O que são lubrificantes?
Os lubrificantes e os óleos multifuncionais têm um elevado teor de óleo de base. A vantagem dos óleos lubrificantes é a sua película lubrificante muito fina. Devido à sua baixa viscosidade, os óleos lubrificantes são ideais para espaços de difícil acesso nas máquinas. Além disso, têm um efeito refrescante e eliminam as sujidades. Resistem muito bem a velocidades de rotação elevadas em engrenagens, correntes e rolamentos.
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O que são massas lubrificantes?
As massas lubrificantes têm uma viscosidade mais elevada do que os solventes e não escorrem, razão pela qual aderem melhor e durante mais tempo ao ponto de fricção. As massas lubrificantes têm uma estabilidade de pressão particularmente elevada e são utilizadas quando forças elevadas actuam sobre as superfícies com baixas velocidades. Isto acontece, por exemplo, em articulações, alavancas, guias deslizantes, fusos, eixos ou rolamentos e mancais de deslizamento. As massas lubrificantes também são constituídas, em grande medida, por um óleo de base, combinado com espessantes e aditivos.
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O que são pastas de montagem?
As pastas de montagem, pelo contrário, têm um elevado teor de lubrificante sólido - normalmente entre 30 e 50 por cento. Isto significa que estão equipados de forma ideal para temperaturas de funcionamento elevadas, cargas de pressão elevadas ou condições climatéricas exteriores permanentes. Protegem contra a oxidação, a corrosão, a corrosão por atrito, os efeitos de deslizamento e a "soldadura a frio". As pastas de montagem são utilizadas quando há pouco ou nenhum movimento, mas actuam forças muito elevadas. É por isso que eles são o lubrificante ideal para juntas de parafusos ou para prensar pinos e parafusos. Asseguram que as uniões roscadas "colam", mas que podem ser desmontadas em qualquer altura.
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O que são lubrificantes secos?
Para além disso, existe também o grupo dos lubrificantes secos. Podem ser divididos em lubrificantes sólidos em pó, películas deslizantes tipo cera e revestimentos ligados contendo sólidos. Os lubrificantes secos também formam uma película lubrificante muito fina, seca e bem aderente. Têm uma elevada resistência à pressão e impedem a aderência de sujidade. Também protegem contra os efeitos de aderência e deslizamento, facilitam a montagem e a desmontagem, protegem contra a corrosão e reduzem o ruído da máquina. Um exemplo é o nosso Spray Anti-Fricção com MoS₂. O MoS₂ é um mineral macio, que assegura uma elevada resistência à pressão quando contido em massa lubrificante. O spray pode ser utilizado, por exemplo, em superfícies deslizantes abertas que estejam expostas ao pó, em correias transportadoras e onde quer que a lubrificação com óleo ou massa não seja permitida ou desejada.
Quais são as vantagens de uma lubrificação correta?
✓ maior produtividade, qualidade, fiabilidade e sustentabilidade
✓ redução dos custos de energia e de funcionamento
✓ maior disponibilidade da máquina devido a intervalos de manutenção mais longos
✓ baixo desgaste e, portanto, tempos de paragem minimizados
✓ redução do ruído devido à fricção
✓ maior vida útil das máquinas e sistemas

