Ir para o conteúdo principal Saltar para a pesquisa Saltar para a navegação principal
Sustainability

Sustentabilidade na WEICON

Produtos químicos e sustentabilidade - será que isso é possível?

A nossa empresa familiar, que opera a nível internacional, produz produtos químicos há mais de 70 anos. Mantemos as indústrias mundiais a funcionar com os nossos adesivos e vedantes, que são utilizados na produção, reparação, manutenção e assistência técnica. Mas, inevitavelmente e com razão, surge a questão: será que nós, enquanto empresa química, podemos atuar de forma sustentável?

A nossa resposta a esta questão é definitivamente sim. Atualmente, todas as empresas têm a responsabilidade de abordar a questão da sustentabilidade em profundidade. E cada empresa pode tomar medidas dentro das suas possibilidades para permitir que as gerações futuras tenham um futuro que valha a pena viver.

Nesta página explicamos como lidamos com o tema da sustentabilidade na WEICON. Revelamos quais as pequenas e grandes medidas que tomámos para viver de uma forma sensata hoje em dia e como iniciamos novos desenvolvimentos para ajudar a moldar um futuro cheio de esperança.

ann-katrin-weidling-weicon
„Qualquer empresa que, nos dias de hoje, ainda acredite que a questão da sustentabilidade não lhe diz respeito, não compreendeu o que está em causa.“

ANN-KATRIN WEIDLING, DIRECTORA-GERAL DA WEICON

O que fazemos

CO2-Kreislauf-Kompensieren-Reduzieren-Vermeiden

Sustentabilidade: uma visão holística

A ação deve ser orientada pelo princípio da sustentabilidade e por uma abordagem holística. O que é que isso significa? A sustentabilidade baseia-se em três pilares igualmente importantes: o impacto ambiental, económico e social. Com estes pilares, as empresas podem definir orientações para uma ação sustentável. O seu objetivo é assegurar e melhorar o desempenho ambiental, económico e social das sociedades.

Os três pilares da sustentabilidade

Orangener Balken in dem People steht

Diversidade e igualdade de oportunidades

Na WEICON, contamos com a força de uma equipa diversificada. Trabalham connosco pessoas de mais de 20 nacionalidades diferentes, refletindo a nossa cultura empresarial aberta. O nosso objetivo é promover ativamente a igualdade de oportunidades, independentemente da origem, género ou escolhas de vida. Promovemos modelos de horário de trabalho flexíveis, apoiamos um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e estamos empenhados em reforçar o papel das mulheres em cargos de liderança. Por sete anos consecutivos (2019 a 2025), fomos homenageados pela Focus-Business como um dos melhores empregadores no setor de médias empresas e classificados entre as melhores empresas industriais da Alemanha.

Bem-estar e segurança

O bem-estar dos nossos funcionários é um componente central da nossa cultura corporativa. Com foco em ALIMENTAÇÃO, MOVIMENTO, MENTE e SEGURANÇA, desenvolvemos um conceito holístico de saúde que promove igualmente a saúde física e mental.

ALIMENTAÇÃO: No nosso Urban Bistro, oferecemos refeições vegetarianas saudáveis e variadas – saborosas, nutritivas e acessíveis.

MOVIMENTO: Incentivamos a atividade física com aulas de ginástica, grupos de corrida e ciclismo, um consultório de fisioterapia interno e uma assinatura acessível da Hansefit.

MENTE: Através do nilo, todos os funcionários têm acesso digital a treinos, exercícios de atenção plena e programas de gestão do stress.

SEGURANÇA: Equipamentos ergonómicos, formação e cursos sobre segurança contra incêndios garantem a segurança e o bem-estar no local de trabalho.

Formação e gestão de carreira

A WEICON atribui grande importância à aprendizagem contínua e ao desenvolvimento pessoal. Transmitimos conhecimento de forma eficaz através de workshops internos, sessões de formação especializada e do nosso programa de Formação no Trabalho. Apoiamos ativamente jovens talentos na sua carreira profissional – através de formação abrangente, programas de estudo duplos e a oportunidade de adquirir experiência prática a nível internacional. Promovemos uma comunicação aberta, uma forte cultura de feedback e um ambiente dinâmico para a aprendizagem contínua.

Compromisso social

Como uma empresa familiar, assumimos a nossa responsabilidade, tanto dentro da nossa empresa como na comunidade em geral. Desde 2017, apoiamos 17 organizações sem fins lucrativos com 34 projetos sociais em todo o mundo – desde programas educacionais no Uganda e iniciativas para empoderar meninas na Tanzânia até ao apoio a idosos na Alemanha. Também estamos envolvidos em clubes desportivos locais, campanhas ambientais e iniciativas culturais. Os nossos colaboradores são parte ativa deste compromisso, pois, para nós, a ação sustentável é um esforço coletivo.
Grüner Balken in dem Planet steht

Melhorar a eficiência dos recursos

A conservação dos recursos começa com as nossas ações diárias. Desde 2018, somos certificados pela ISO 14001 e implementámos ativamente a gestão ambiental. Ao utilizar eletricidade verde, o nosso sistema fotovoltaico, iluminação LED, sistemas inteligentes de aquecimento e refrigeração e tratamento moderno de água, reduzimos o nosso consumo de recursos fósseis. Ao digitalizar os nossos processos internos – como o armazenamento eletrónico de faturas e a gestão automatizada do armazém –, estamos a dar mais um passo em direção a uma maior sustentabilidade.
regenwasser-sammeln-zisterne

Pegada ecológica

Calculámos a nossa pegada de carbono na nossa sede em Münster e reduzimo-la através de medidas específicas. Quando as emissões são inevitáveis, garantimos que sejam compensadas. O nosso objetivo a longo prazo: contabilizar e compensar as emissões em todas as nossas filiais globais.

nachhaltigkeit-weicon-massnahmen

Promovendo práticas sustentáveis

Para nós, sustentabilidade significa: mudar as práticas diárias. É por isso que nos concentramos em muitas pequenas mudanças com grande impacto – desde a mudança para baterias recarregáveis para dispositivos de entrada e o uso de produtos de papel com certificação FSC até evitar conscientemente os brindes promocionais tradicionais. O nosso Urban Bistro oferece pratos maioritariamente vegetarianos, saudáveis, acessíveis e confecionados com produtos locais. É assim que apoiamos a alimentação sustentável no nosso dia a dia profissional.

Zwei Männer stehen vor einem E-Auto und laden es auf, der linke hält ein Fahrrad in der Hand

Promovendo a mobilidade sustentável

A nossa gestão de mobilidade corporativa visa reduzir o fluxo de tráfego e diminuir as emissões de CO₂. Para isso, oferecemos aos nossos funcionários bicicletas da empresa, opções flexíveis de trabalho remoto, estações de carregamento elétrico gratuitas e muitos outros benefícios. O número dos nossos veículos elétricos está a aumentar constantemente, assim como o entusiasmo pelas viagens sustentáveis. Ao oferecer serviços de consultoria abrangentes sobre mobilidade elétrica, facilitamos a transição e contribuímos ativamente para a proteção do clima.

Blauer Balken in dem Profit steht
Ein Mann im blauen T-shirt steht im Lager und schaut auf ein Tablet

Ética e responsabilidade corporativa

Para nós, o comportamento responsável começa com valores claros. O nosso Código de Conduta estabelece padrões éticos para as nossas interações com clientes, parceiros e colegas. Como empresa certificada pela Fair Company, somos pioneiros no que diz respeito a condições de trabalho justas. O nosso sistema de controlo interno e gestão ativa de riscos garantem que atuamos sempre de forma sustentável, em conformidade com a lei e com visão empresarial. Muitas das nossas ações e ideias são inspiradas no projeto nacional Ökoprofit, que concluímos com sucesso em 2020. O projeto apoia empresas com experiência na redução de custos através da proteção ambiental e climática, conservação de recursos e redução das emissões de CO₂.

Satisfação e relacionamento com o cliente

Comunicamo-nos de perto com os nossos clientes e desenvolvemos soluções adaptadas precisamente às suas necessidades. Os nossos serviços de laboratório de testes de adesivos, formação prática sobre produtos e consultoria personalizada – disponíveis no local ou digitalmente – são parte integrante do nosso portfólio de serviços sustentáveis. O nosso objetivo é construir relações duradouras baseadas na confiança, transparência e valores partilhados.

Ein Mann isoliert an einer Hauswand ein Kabel  mit der Green Line Abisolierzange No. 5 ab

Desenvolvimento inovador do nosso portfólio de produtos

Estamos constantemente a rever os nossos produtos e embalagens. As ferramentas Green Line são fabricadas com até 97 % de matérias-primas renováveis e são produzidas utilizando energia fotovoltaica. Os resíduos da produção são reciclados durante o processo de fabrico. Desde 2020, temos usado embalagens de cartão reciclável em vez de embalagens plásticas tipo blister, economizando mais de 6 toneladas de plástico por ano. O nosso Green Tube, um cartucho de cartão, reduz o conteúdo de plástico em 80 % e as emissões de CO₂ em mais de 50 %. As nossas soluções de reparação e manutenção ajudam a prolongar vida útil das máquinas. Desta forma, promovemos ativamente a conservação de recursos, uma economia circular e uma utilização mais sustentável dos materiais.

Mehrere Menschen sind in einem Schulungslabor und stehen um einen Tisch mit Produkten herum

Transferência de conhecimento

A sustentabilidade é impulsionada pela troca aberta e pelo diálogo. É por isso que estamos envolvidos em redes industriais, apoiamos iniciativas locais e partilhamos o nosso conhecimento através de fóruns e eventos especializados. Dentro da empresa, incentivamos a troca de conhecimentos por meio de formações, palestras e formatos baseados em equipas. Juntamente com os nossos colaboradores, parceiros e clientes, moldamos ativamente a transformação para um setor industrial mais sustentável.

Sustentabilidade em ação – produtos e processos

WE Care Sustainability Report

We are pleased to present our Sustainability Report 2024.


WEICON Nachhaltigkeitsbericht

Download here

Green Tube – a nova solução de embalagem

Reduz o plástico em 80 %, mantendo a mesma qualidade do produto.



Visite a página inicial

Ferramentas de descarne Green Line

Uma escolha mais sustentável sem comprometer a qualidade.


WEICON Nachhaltigkeitsbericht

Visite a página inicial

Carbon neutrality


Our headquarters in Germany are carbon neutral – but what exactly does that mean?

In general, a company is considered carbon neutral if all the climate-damaging emissions or greenhouse gases it produces are offset by a certified carbon offsetting company.

We understand that the voluntary offsetting of unavoidable emissions is essential to tackling climate change. For this reason, Fokus Zukunft GmbH & Co KG has calculated the climate impact of our headquarters in Germany according to the GHG Standard. We provided the necessary data for the calculation in advance. By purchasing climate protection certificates for the years 2022 and 2023, we offset the greenhouse gas emissions that we produce. With these certificates, we support a hydropower project in Türkiye that was certified under the leadership of VERRA based on the Verified Carbon Standard.

In the future, we would like to have regular recertifications carried out in order to fulfil our responsibility permanently. In the long-term, we aim to record our worldwide CO2 emissions and offset them for all our subsidiaries as well.

Anyone who wishes to know what exactly a carbon footprint is, which greenhouse gases are included in the calculation or what happens to the CO2 certificates after they have been purchased will receive answers to these questions in this detailed explanation.



wasserkraftprojekt


The hydropower project provides affordable and clean energy, creates decent jobs and economic growth, and contributes to climate protection by eliminating the use of fossil fuels. We chose Türkiye as a location for “personal reasons”, as we have our own branch here.



CO2-Kreislauf-Kompensieren-Reduzieren-Vermeiden

O que é que o futuro nos reserva?

A ação sustentável não é um item numa lista de tarefas que se pode riscar em algum momento. A ação sustentável é um processo contínuo.
Sabemos que não somos perfeitos. Ainda há muitos desafios que precisamos enfrentar para criar um negócio ainda mais «ecológico».
Não podemos fazer milagres e transformar colas em doces, mas estamos constantemente a rever a implementação de várias questões e processos de sustentabilidade. Por exemplo, estamos atualmente a analisar novas medidas de eficiência energética em edifícios existentes. Isso inclui o uso de novas tecnologias em termos de iluminação, ar condicionado, aquecimento, etc., ou a expansão dos nossos sistemas fotovoltaicos.
A sustentabilidade e a gestão ambiental são complexas e demoradas. É por isso que a WEICON tem um colega, Henning Voß, que, como membro da nossa equipa de gestão EHSC (Ambiente + Saúde + Segurança + Conformidade), é responsável por este tema.
Na WEICON, estamos sempre na linha da frente na procura de novas ideias e soluções para continuar a melhorar as nossas ações sustentáveis. Há mais alguma ideia que você acha que devemos seguir?


De A-Z da sustentabilidade

Se quiser saber mais sobre sustentabilidade – seja em geral ou em relação à WEICON – encontrará muitas informações no nosso de A-Z da sustentabilidade. Aqui explicamos, por exemplo, o que é a pegada de carbono corporativa ou o que significam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Anfangen (começar)

Comece já! É possível fazer alguma coisa errada no que diz respeito à proteção do clima? Por medo de serem acusadas de "greenwashing", algumas empresas parecem paralisadas e permanecem hesitantes em relação às medidas de sustentabilidade, apesar das boas intenções. Mas se não fizer nada por medo de fazer algo errado, está definitivamente a fazer algo errado!

Balance (balanço)

O nosso consumo (como o consumo de energia ou combustível) é convertido em equivalente de CO2 utilizando fatores de emissão. Este valor é o resultado do balanço de emissões no qual se baseia a nossa estratégia de proteção climática. Uma tonelada de metano, por exemplo, equivale a 25 toneladas de CO2.

Corporate Carbon Footprint (pegada de carbono corporativa)

Em conjunto com a Fokus Zukunft GmbH & Co. KG, medimos a nossa pegada de carbono corporativa na Alemanha em 2022 com base no Protocolo de Gases de Efeito Estufa. A pegada de carbono é dividida em Âmbito 1, 2 e 3. Âmbito 1 inclui todas as emissões autogeradas (por exemplo, emissões geradas pela combustão nas próprias instalações). Âmbito 2 inclui emissões associadas à energia adquirida (por exemplo, eletricidade). Âmbito 3 inclui emissões provenientes de serviços prestados por terceiros e serviços preliminares adquiridos (por exemplo, viagens de negócios, consumo de papel, etc.). Procurámos calcular a nossa pegada de carbono na Alemanha da forma mais abrangente possível. No entanto, as emissões de âmbito 3 só podem ser contabilizadas parcialmente, uma vez que nem todos os processos ao longo de toda a cadeia de valor nos são conhecidos ou podem ser influenciados por nós.



Produtos químicos

Muitos dos nossos produtos são baseados em substâncias químicas que lhes conferem propriedades específicas, tais como elevada força adesiva ou uma resistência especialmente elevada às intempéries. Prestamos muita atenção aos inúmeros requisitos legais para os nossos produtos. São analisados e avaliados de acordo com os nossos próprios padrões rigorosos – também no que diz respeito à compatibilidade ambiental.

Digitalisation (digitalização)

Muitas empresas já perceberam que a digitalização dos processos pode reduzir significativamente as emissões de CO2 em muitas áreas. Já tomámos várias medidas para digitalizar os nossos processos. Por exemplo, tornámos o nosso arquivo de faturas e a administração de pessoal sem papel. Também digitalizámos os processos no armazém e de envio e substituímos muitos eventos presenciais por reuniões digitais.

Employer branding (marca do empregador)

A redução voluntária das emissões e a compensação das emissões inevitáveis aumentam a consciencialização dos nossos funcionários, fornecedores e clientes sobre a forma como utilizamos os recursos. Posicionar-nos como um empregador sustentável é parte integrante da nossa estratégia de marca empregadora.

Fahrrad (bicicleta)

Graças à nossa oferta de aluguer de bicicletas, os nossos funcionários podem deslocar-se para o trabalho sem poluir o ambiente. É claro que os colegas que moram longe ainda dependem do carro, mas muitas pessoas de Münster chegam de bicicleta – como convém à nossa cidade amiga das bicicletas.

International climate protection (proteção climática internacional)

As alterações climáticas são globais, por isso não importa onde o CO2 é compensado no mundo. O Protocolo de Quioto, que é vinculativo ao abrigo do direito internacional, estipula que os projetos de proteção climática que evitam ou armazenam emissões de gases com efeito de estufa devem ser localizados onde forem mais económicos. Por isso, muitos projetos são realizados em países emergentes e em desenvolvimento, onde também têm como objetivo contribuir para melhorar a situação económica, social e ambiental.

Junges (young) team (equipa jovem)

Muitos jovens trabalham na WEICON. A idade média na nossa sede na Alemanha é de 37 anos. Não é segredo que a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente para as gerações mais jovens, e muitas vezes influência a escolha do empregador. Mais uma razão para uma empresa abordar esta questão.

Klimaschutzzertifikate (certificados de proteção climática )

Em geral, uma empresa é considerada «carbono neutra» se as emissões inevitáveis são prejudiciais ao clima ou gases de efeito estufa forem compensados por projetos certificados de compensação. Adquirimos créditos de carbono certificados para a nossa sede em Münster para os anos de 2022 e 2023. Além disso, realizaremos certificações regulares no futuro e continuaremos a promover a proteção climática, reduzindo e evitando as emissões de CO2.

Kommunikation (comunicação)

Faça o bem e fale sobre isso. Muitas empresas não se atrevem a falar abertamente sobre as suas medidas de sustentabilidade por medo de acusações de “greenwashing”. Mas uma comunicação honesta e transparente pode ajudar a inspirar outras empresas e incentivá-las a tomarem medidas por conta própria.

Long-term (longo prazo)

Não adquirimos a nossa neutralidade carbónica para fins de marketing. Por meio de medidas adicionais de redução e prevenção de CO2, queremos mostrar que estamos a contribuir de forma séria e duradoura para a proteção do clima e para um mundo onde valha a pena viver no futuro.

Messen (feiras comerciais)

Reduzimos a nossa participação em feiras comerciais, poupando assim muitos voos, noites em hotéis e quilómetros percorridos de carro. Atualmente, reduzimos a nossa presença em feiras nacionais para quatro ou cinco mais importantes.

Nachhaltigkeitsziele der Vereinten Nationen (objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas)

As Nações Unidas estabeleceram 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.. Os objetivos levam em consideração os três pilares da sustentabilidade (ambiental, económico e social) e incluem o combate às mudanças climáticas. Aqui pode encontrar mais informações sobre os 17 objetivos Com a nossa certificação como empresa neutra em carbono, apoiamos um projeto de compensação na Turquia que inclui três dos objetivos de sustentabilidade.

Qualidade

Damos a máxima importância à qualidade. Isso significa que prestamos atenção tanto à alta qualidade dos materiais quanto à utilidade dos nossos produtos. Não incluímos produtos que sejam especialmente prejudiciais ao meio ambiente, nem produtos que não ofereçam nenhum benefício técnico adicional na nossa gama de produtos.

Reduzir

Estamos a reduzir o nosso impacto de CO2 em muitas áreas ao longo da cadeia de valor. As nossas medidas específicas para a redução de CO2 são explicadas nesta página.

Spenden (doações)

Desde 2017, apoiamos organizações de caridade em todo o mundo. Entre elas estão associações que lutam pelo meio ambiente e pelo bem-estar das pessoas e dos animais. Os nossos funcionários decidem quais organizações apoiar com as nossas doações.

Treibstoff (combustível)

A nossa frota de veículos requer uma grande quantidade de gasolina e gasóleo. É por isso que estamos gradualmente a converter a nossa frota de veículos na Alemanha para unidades regenerativas.

Umverpackungen (reembalagem)

No início de 2020, banimos as embalagens plásticas tipo blister da nossa gama de ferramentas. Desde então, embalamos as nossas WEICON TOOLS em caixas de cartão recicláveis, poupando assim cerca de seis toneladas de plástico por ano. Leia mais



Valores corporativos

Como empresa, temos certos valores que orientam as nossas ações diárias. Além do respeito, da abertura, da solidariedade, da comunicação e da confiabilidade, também contamos com a responsabilidade e a sustentabilidade entre os nossos valores corporativos. A atuação responsável e sustentável é muito importante para nós, e é por isso que continuamos a concentrar as nossas ações na sustentabilidade, além das medidas que já tomámos até agora.

Vermeiden (economizar)

A redução das emissões de CO2 deve fazer parte de qualquer estratégia de sustentabilidade. Porque mesmo que compensemos uma tonelada de CO2 noutro lugar do mundo, continua a ser uma tonelada de CO2. É por isso que examinamos e avaliamos regularmente os processos existentes na nossa empresa para descobrir se podem ser otimizados ainda mais em termos de sustentabilidade.

Ganzheitlich (holístico)

Aqueles que levam a sério a luta contra as alterações climáticas não confiam apenas na compensação de CO2 através de certificados climáticos. Somente as empresas que adotam uma visão holística dos três pilares principais da neutralidade de carbono – ou seja, economizar, reduzir e compensar o CO2 – conseguem mais do que apenas limitar os danos.

Home office (trabalho remoto)

Trabalhar em casa dispensa muitos dos nossos funcionários de se deslocarem de carro para o trabalho, reduzindo assim o impacto ambiental e, além disso, o impacto financeiro.

ÖPNV (transporte público)

Apesar de estarmos localizados numa zona industrial, estamos diretamente ligados ao sistema de transporte público através de uma paragem de autocarro nas proximidades. Em várias associações industriais, defendemos repetidamente, por exemplo, que a frequência dos autocarros seja ainda mais ampliada para tornar o transporte público ainda mais atrativo.

People – Planet – Profit (pessoas – planeta – lucro)

Estes termos referem-se aos três pilares da sustentabilidade. Com estes três pilares igualmente importantes, as empresas podem definir diretrizes para ações sustentáveis. O objetivo é garantir e melhorar o desempenho ambiental, económico e social das sociedades dessa forma.

Work-life balance (equilíbrio entre vida profissional e pessoal)

Para nós, sustentabilidade também significa prestar a atenção conscientemente às pessoas (recursos humanos), começando pelas pessoas da nossa empresa. Por exemplo, garantimos que os nossos funcionários tenham um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Gerações X, Y e Z

Quando a WEICON foi fundada em 1947, as questões ambientais desempenhavam um papel secundário para muitas empresas. Não fomos exceção nesse aspeto. Mas para as gerações seguintes, Y e Z, o tema da sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância – também na WEICON. Sendo ela própria uma millennial (geração Y), a Diretora-Geral Ann-Katrin Weidling representa a quarta geração da nossa empresa familiar. Para ela, é extremamente importante que a WEICON dê o seu próprio contributo significativo para a proteção do clima.



Ziele (objetivos)

A ação sustentável não é um item numa lista de tarefas que se pode riscar em algum momento, mas um processo contínuo. Sempre que possível, nunca deixaremos de estabelecer novas metas para reduzir as nossas emissões de CO2.

Tópicos semelhantes