Sustentabilidade na WEICON
Produtos químicos e sustentabilidade - será que isso é possível?
A nossa empresa familiar, que opera a nível internacional, produz produtos químicos há mais de 70 anos. Mantemos as indústrias mundiais a funcionar com os nossos adesivos e vedantes, que são utilizados na produção, reparação, manutenção e assistência técnica. Mas, inevitavelmente e com razão, surge a questão: será que nós, enquanto empresa química, podemos atuar de forma sustentável?
A nossa resposta a esta questão é definitivamente sim. Atualmente, todas as empresas têm a responsabilidade de abordar a questão da sustentabilidade em profundidade. E cada empresa pode tomar medidas dentro das suas possibilidades para permitir que as gerações futuras tenham um futuro que valha a pena viver.
Nesta página explicamos como lidamos com o tema da sustentabilidade na WEICON. Revelamos quais as pequenas e grandes medidas que tomámos para viver de uma forma sensata hoje em dia e como iniciamos novos desenvolvimentos para ajudar a moldar um futuro cheio de esperança.
„Qualquer empresa que, nos dias de hoje, ainda acredite que a questão da sustentabilidade não lhe diz respeito, não compreendeu o que está em causa.“
ANN-KATRIN WEIDLING, DIRECTORA-GERAL DA WEICON
O que fazemos
Sustentabilidade: uma visão holística
Os três pilares da sustentabilidade
Diversidade e igualdade de oportunidades
Bem-estar e segurança
ALIMENTAÇÃO: No nosso Urban Bistro, oferecemos refeições vegetarianas saudáveis e variadas – saborosas, nutritivas e acessíveis.
MOVIMENTO: Incentivamos a atividade física com aulas de ginástica, grupos de corrida e ciclismo, um consultório de fisioterapia interno e uma assinatura acessível da Hansefit.
MENTE: Através do nilo, todos os funcionários têm acesso digital a treinos, exercícios de atenção plena e programas de gestão do stress.
SEGURANÇA: Equipamentos ergonómicos, formação e cursos sobre segurança contra incêndios garantem a segurança e o bem-estar no local de trabalho.
Formação e gestão de carreira
Compromisso social
Melhorar a eficiência dos recursos
Pegada ecológica
Promovendo práticas sustentáveis
Promovendo a mobilidade sustentável
Ética e responsabilidade corporativa
Satisfação e relacionamento com o cliente
Desenvolvimento inovador do nosso portfólio de produtos
Transferência de conhecimento
Sustentabilidade em ação – produtos e processos
WE Care Sustainability Report
We are pleased to present our Sustainability Report 2024.
Green Tube – a nova solução de embalagem
Reduz o plástico em 80 %, mantendo a mesma qualidade do produto.
Ferramentas de descarne Green Line
Uma escolha mais sustentável sem comprometer a qualidade.
O que é que o futuro nos reserva?
De A-Z da sustentabilidade
Se quiser saber mais sobre sustentabilidade – seja em geral ou em relação à WEICON – encontrará muitas informações no nosso de A-Z da sustentabilidade. Aqui explicamos, por exemplo, o que é a pegada de carbono corporativa ou o que significam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Anfangen (começar)
Comece já! É possível fazer alguma coisa errada no que diz respeito à proteção do clima? Por medo de serem acusadas de "greenwashing", algumas empresas parecem paralisadas e permanecem hesitantes em relação às medidas de sustentabilidade, apesar das boas intenções. Mas se não fizer nada por medo de fazer algo errado, está definitivamente a fazer algo errado!
Balance (balanço)
O nosso consumo (como o consumo de energia ou combustível) é convertido em equivalente de CO2 utilizando fatores de emissão. Este valor é o resultado do balanço de emissões no qual se baseia a nossa estratégia de proteção climática. Uma tonelada de metano, por exemplo, equivale a 25 toneladas de CO2.
Corporate Carbon Footprint (pegada de carbono corporativa)
Em conjunto com a Fokus Zukunft GmbH & Co. KG, medimos a nossa pegada de carbono corporativa na Alemanha em 2022 com base no Protocolo de Gases de Efeito Estufa. A pegada de carbono é dividida em Âmbito 1, 2 e 3. Âmbito 1 inclui todas as emissões autogeradas (por exemplo, emissões geradas pela combustão nas próprias instalações). Âmbito 2 inclui emissões associadas à energia adquirida (por exemplo, eletricidade). Âmbito 3 inclui emissões provenientes de serviços prestados por terceiros e serviços preliminares adquiridos (por exemplo, viagens de negócios, consumo de papel, etc.). Procurámos calcular a nossa pegada de carbono na Alemanha da forma mais abrangente possível. No entanto, as emissões de âmbito 3 só podem ser contabilizadas parcialmente, uma vez que nem todos os processos ao longo de toda a cadeia de valor nos são conhecidos ou podem ser influenciados por nós.
Produtos químicos
Muitos dos nossos produtos são baseados em substâncias químicas que lhes conferem propriedades específicas, tais como elevada força adesiva ou uma resistência especialmente elevada às intempéries. Prestamos muita atenção aos inúmeros requisitos legais para os nossos produtos. São analisados e avaliados de acordo com os nossos próprios padrões rigorosos – também no que diz respeito à compatibilidade ambiental.
Digitalisation (digitalização)
Muitas empresas já perceberam que a digitalização dos processos pode reduzir significativamente as emissões de CO2 em muitas áreas. Já tomámos várias medidas para digitalizar os nossos processos. Por exemplo, tornámos o nosso arquivo de faturas e a administração de pessoal sem papel. Também digitalizámos os processos no armazém e de envio e substituímos muitos eventos presenciais por reuniões digitais.
Employer branding (marca do empregador)
A redução voluntária das emissões e a compensação das emissões inevitáveis aumentam a consciencialização dos nossos funcionários, fornecedores e clientes sobre a forma como utilizamos os recursos. Posicionar-nos como um empregador sustentável é parte integrante da nossa estratégia de marca empregadora.
Fahrrad (bicicleta)
Graças à nossa oferta de aluguer de bicicletas, os nossos funcionários podem deslocar-se para o trabalho sem poluir o ambiente. É claro que os colegas que moram longe ainda dependem do carro, mas muitas pessoas de Münster chegam de bicicleta – como convém à nossa cidade amiga das bicicletas.
International climate protection (proteção climática internacional)
As alterações climáticas são globais, por isso não importa onde o CO2 é compensado no mundo. O Protocolo de Quioto, que é vinculativo ao abrigo do direito internacional, estipula que os projetos de proteção climática que evitam ou armazenam emissões de gases com efeito de estufa devem ser localizados onde forem mais económicos. Por isso, muitos projetos são realizados em países emergentes e em desenvolvimento, onde também têm como objetivo contribuir para melhorar a situação económica, social e ambiental.
Junges (young) team (equipa jovem)
Muitos jovens trabalham na WEICON. A idade média na nossa sede na Alemanha é de 37 anos. Não é segredo que a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente para as gerações mais jovens, e muitas vezes influência a escolha do empregador. Mais uma razão para uma empresa abordar esta questão.
Klimaschutzzertifikate (certificados de proteção climática )
Em geral, uma empresa é considerada «carbono neutra» se as emissões inevitáveis são prejudiciais ao clima ou gases de efeito estufa forem compensados por projetos certificados de compensação. Adquirimos créditos de carbono certificados para a nossa sede em Münster para os anos de 2022 e 2023. Além disso, realizaremos certificações regulares no futuro e continuaremos a promover a proteção climática, reduzindo e evitando as emissões de CO2.
Kommunikation (comunicação)
Faça o bem e fale sobre isso. Muitas empresas não se atrevem a falar abertamente sobre as suas medidas de sustentabilidade por medo de acusações de “greenwashing”. Mas uma comunicação honesta e transparente pode ajudar a inspirar outras empresas e incentivá-las a tomarem medidas por conta própria.
Long-term (longo prazo)
Não adquirimos a nossa neutralidade carbónica para fins de marketing. Por meio de medidas adicionais de redução e prevenção de CO2, queremos mostrar que estamos a contribuir de forma séria e duradoura para a proteção do clima e para um mundo onde valha a pena viver no futuro.
Messen (feiras comerciais)
Reduzimos a nossa participação em feiras comerciais, poupando assim muitos voos, noites em hotéis e quilómetros percorridos de carro. Atualmente, reduzimos a nossa presença em feiras nacionais para quatro ou cinco mais importantes.
Nachhaltigkeitsziele der Vereinten Nationen (objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas)
As Nações Unidas estabeleceram 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.. Os objetivos levam em consideração os três pilares da sustentabilidade (ambiental, económico e social) e incluem o combate às mudanças climáticas. Aqui pode encontrar mais informações sobre os 17 objetivos Com a nossa certificação como empresa neutra em carbono, apoiamos um projeto de compensação na Turquia que inclui três dos objetivos de sustentabilidade.
Qualidade
Damos a máxima importância à qualidade. Isso significa que prestamos atenção tanto à alta qualidade dos materiais quanto à utilidade dos nossos produtos. Não incluímos produtos que sejam especialmente prejudiciais ao meio ambiente, nem produtos que não ofereçam nenhum benefício técnico adicional na nossa gama de produtos.
Reduzir
Estamos a reduzir o nosso impacto de CO2 em muitas áreas ao longo da cadeia de valor. As nossas medidas específicas para a redução de CO2 são explicadas nesta página.
Spenden (doações)
Desde 2017, apoiamos organizações de caridade em todo o mundo. Entre elas estão associações que lutam pelo meio ambiente e pelo bem-estar das pessoas e dos animais. Os nossos funcionários decidem quais organizações apoiar com as nossas doações.
Treibstoff (combustível)
A nossa frota de veículos requer uma grande quantidade de gasolina e gasóleo. É por isso que estamos gradualmente a converter a nossa frota de veículos na Alemanha para unidades regenerativas.
Umverpackungen (reembalagem)
No início de 2020, banimos as embalagens plásticas tipo blister da nossa gama de ferramentas. Desde então, embalamos as nossas WEICON TOOLS em caixas de cartão recicláveis, poupando assim cerca de seis toneladas de plástico por ano. Leia mais
Valores corporativos
Como empresa, temos certos valores que orientam as nossas ações diárias. Além do respeito, da abertura, da solidariedade, da comunicação e da confiabilidade, também contamos com a responsabilidade e a sustentabilidade entre os nossos valores corporativos. A atuação responsável e sustentável é muito importante para nós, e é por isso que continuamos a concentrar as nossas ações na sustentabilidade, além das medidas que já tomámos até agora.
Vermeiden (economizar)
A redução das emissões de CO2 deve fazer parte de qualquer estratégia de sustentabilidade. Porque mesmo que compensemos uma tonelada de CO2 noutro lugar do mundo, continua a ser uma tonelada de CO2. É por isso que examinamos e avaliamos regularmente os processos existentes na nossa empresa para descobrir se podem ser otimizados ainda mais em termos de sustentabilidade.
Ganzheitlich (holístico)
Aqueles que levam a sério a luta contra as alterações climáticas não confiam apenas na compensação de CO2 através de certificados climáticos. Somente as empresas que adotam uma visão holística dos três pilares principais da neutralidade de carbono – ou seja, economizar, reduzir e compensar o CO2 – conseguem mais do que apenas limitar os danos.
Home office (trabalho remoto)
Trabalhar em casa dispensa muitos dos nossos funcionários de se deslocarem de carro para o trabalho, reduzindo assim o impacto ambiental e, além disso, o impacto financeiro.
ÖPNV (transporte público)
Apesar de estarmos localizados numa zona industrial, estamos diretamente ligados ao sistema de transporte público através de uma paragem de autocarro nas proximidades. Em várias associações industriais, defendemos repetidamente, por exemplo, que a frequência dos autocarros seja ainda mais ampliada para tornar o transporte público ainda mais atrativo.
People – Planet – Profit (pessoas – planeta – lucro)
Estes termos referem-se aos três pilares da sustentabilidade. Com estes três pilares igualmente importantes, as empresas podem definir diretrizes para ações sustentáveis. O objetivo é garantir e melhorar o desempenho ambiental, económico e social das sociedades dessa forma.
Work-life balance (equilíbrio entre vida profissional e pessoal)
Para nós, sustentabilidade também significa prestar a atenção conscientemente às pessoas (recursos humanos), começando pelas pessoas da nossa empresa. Por exemplo, garantimos que os nossos funcionários tenham um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Gerações X, Y e Z
Quando a WEICON foi fundada em 1947, as questões ambientais desempenhavam um papel secundário para muitas empresas. Não fomos exceção nesse aspeto. Mas para as gerações seguintes, Y e Z, o tema da sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância – também na WEICON. Sendo ela própria uma millennial (geração Y), a Diretora-Geral Ann-Katrin Weidling representa a quarta geração da nossa empresa familiar. Para ela, é extremamente importante que a WEICON dê o seu próprio contributo significativo para a proteção do clima.
Ziele (objetivos)
A ação sustentável não é um item numa lista de tarefas que se pode riscar em algum momento, mas um processo contínuo. Sempre que possível, nunca deixaremos de estabelecer novas metas para reduzir as nossas emissões de CO2.